domingo, 27 de setembro de 2015

Global Energy 2015 - Lisboa Corre pela Paz

Reset!
Ou como bater no fundo em poucas lições...
Não tinha grandes aspirações, mas estava a culminar uma semana em que voltei a treinar 5.ª (35'), 6.ª (40'), Sábado (45') e hoje!
Comecei o dia a ver parte da Maratona de Berlim e o brilhante Kipchodje a correr com as palmilhas a saltarem das sapatilhas e ainda bater o seu recorde pessoal com 2:04:01!!!
Vi até à 1/2 maratona, passei pelos meus pais para saber do estado de saúde da minha mãe (menos mal, depois de um final de sábado a pensar que teria de voltar para o hospital) e fiz-me à estrada.

Tinha os minutos contados. Deixei o carro perto da estação fluvial de Belém e arranquei para o que achava serem cerca de 6K. Comecei lento (agora nunca consigo ir rápido), para aquecer... com o passar do tempo, apercebi-me que se não acelerasse, dificilmente chegaria a horas e pensei no meu grande Amigo Paulo Amorim, que a essa hora corria por Berlim (e também viria a bater o seu recorde pessoal com um grande crono para ele: 3:29:55!) e que tem o dom de chegar em cima da hora à maioria das provas :)
Comecei a perceber que a distância era maior... e tive de «apertar» um pouco mais do que desejava...
Resultado: afinal eram 6,7K, cheguei a 4 minutos da partida, cumprimentei os antigos companheiros RB's que encontrei e tentei recuperar o fôlego (desde Julho que não fazia tanta distância seguida - 6,7+10K da prova).

Esta prova foi muito pouco promovida em Portugal, mas teve outra dimensão nos restantes 21 países em que decorreu. Uma aposta do grupo Bimbo, que merecia melhor retorno em Lisboa...



Para não variar, parti rápido demais para o meu estado actual e até ao 6.º km consegui manter um ritmo próximo dos 5'40. A partir daí foi sempre em perda e tentando o estilo Galloway (3' de corrida, 1' de caminhada).
Muito calor, parte final bem sofrida e valeu fundamentalmente por um rapaz que me acompanhou no último km e que ainda me deu ânimo (muito obrigado!) para não tornar a coisa ainda mais dolorosa

Fotos de Zé Gaspar
se viesse a ultrapassar a barreira psicológica da hora - necessito recuar até Dezembro de 2010 (São Silvestre Lisboa), para encontrar uma prova de 10K mais lenta...
Valeu também pelo facto de ter feito mais 10K com a camisola da SPEM (Soc. Port. Esclerose Múltipla)!

Necessito mesmo ganhar vontade de correr a sério, criar consistência nos treinos e perder peso.
Classificação:  613 em 843 (72% da tabela)
Tempo Oficial - 59'20 (pior registo desde 26 Dezembro 2010).

Fica aqui o resumo da prova:

Sem comentários:

Enviar um comentário