domingo, 8 de dezembro de 2013

56.ª Volta a Paranhos


Num fim de semana fantástico no Porto, que aproveitámos para visitar o meu afilhado Santiago, os seus papás (Cátia e André) e aquele a quem chamo Mano (Agostinho), tinha de manter a ferrugem afastada do corpo e, apesar dos poucos treinos (apenas tenho treinado corrida à 4.ª feira) e do nariz se manter tapado, voltar a participar numa prova. Desta vez, solidária. A Missão Sorriso elegeu duas provas de estrada para oferecer cabazes de Natal à Cruz Vermelha, em número igual aos que concluírem a Volta a Paranhos e o GP Natal de Lisboa.

6 graus, à partida (dada pela Campeoníssina Rosa Mota) desta prova que há muito pretendia fazer, por ser a mais antiga do Porto e estar associada a um clube histórico da Invicta, o Salgueiros (tive muita pena de ver onde jaz o antigo Vidal Pinheiro... património do Porto, devia merecer outro carinho!)!
Segundo me diziam, a prova não era fácil, tendo um percurso bastante acentuado em termos de subidas e descidas...

E lá fomos!
Partida ligeiramente confusa, com mais de 3.000 atletas e todos a quererem ganhar a melhor posição... na minha primeira prova enquanto Veterano, tive a companhia de tantos de escalão igual ou superior e extremamente competitivos, pelo que observei!
O público do Norte é fantástico!
Paranhos é um bairro típico e o facto de ver muita gente nas ruas a puxar por nós, é um incentivo adicional!
Apesar das (muitas) subidas, fui recuperando nas descidas e aos 5K, achei que estava em condições de repetir o sub-45 da corrida do ISCTE... 7, 8... os kms a passar e as contas parecem dar... apesar das complicações respiratórias, mas o 9.º K é fatal, sempre a subir...

baixo claramente o ritmo e acabo por terminar em 45'53.

Primeira prova do novo Vet, abaixo do minuto 46 - muito satisfeito!
No final ainda tive oportunidade de matar saudades da família Batista, do Grande Campeão Vasco e da excelente fotógrafa que é a Lina, mais o seu filhote!

Um fim de semana brilhante,

 culminado com almoço em família, perto do Senhor da Pedra, junto à praia, no local onde comecei a correr diariamente, graças ao meu Mano Agostinho -  que saudades, meu bom Amigo!









2 comentários:

  1. Que belo fim de semana...nota-se pelo "carinho" com que escreveste este texto. Parabéns pela excelente prova, que acaba por ser um belo extra.
    Estava inscrito para esta (que é um clássico), mas não deu para ir....com a bebé cá em casa tenho que ser (muito) selectivo nas provas, e elegi participar na S.Silvestre da próxima semana.
    Andaste aqui bem perto, tb treino de vez em quando ali junto à praia do Senhor da Pedra (longões de Espinho-Afurada-Espinho por ex)....ainda não foi desta que nos conhecemos....fica para uma próxima :)
    Grande abraço

    P.S. Agora que és do meu clube (VET 2) como é que te sentes? ....pois...não muda nada :)

    ResponderEliminar
  2. Carlos, foi mesmo um fds fantástico! Adoro o Porto! A alegria de ter uma criança em casa, compensa seguramente a ausência de algumas provas... era para ir aí esta semana, mas acabámos por antecipar a visita.
    Durante c. 2 meses corri por essas praias, antes de ir para o trabalho, com o meu Mano. Foi ele que me desafiou, numa altura em que estava a dar em maluco, porque não conhecia quase ninguém no Porto e estava realmente sozinho... Estou certo que em breve nos encontraremos, Carlos! Quanto a ser Vet, sinto-me bem! Em Portugal não, mas noutros países um Vet (Master) é alguém a quem se dá algum crédito ;) Grande abraço

    ResponderEliminar