segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Diário da Ultra T-12 - Prova de Esforço

Hoje foi dia de prova de esforço!
É a 3.ª que faço (uma por ano) e desta vez vez, com gases expirados (com determinação de Vo2Max e lactato), a pedido de um fisiologista espanhol, a quem tinha solicitado para avaliar o meu percurso e possibilidades.

A Clínica Desporsano é um primado de tecnologia, para qualquer pessoa. Sublinho «qualquer pessoa», porque, provavelmente como eu, muitos pensarão que será uma clínica top para atletas de topo. Nada mais errado. Uma consulta prévia com o Prof. Gomes Pereira e deu para perceber que a Desporsano está equipada com a mais alta tecnologia - para além da prova de esforço com gases expirados - única em Lisboa, ao lado estava um atleta a fazer recuperação numa câmara hiperbárica!?!

Para além da acessibilidade do Professor, realço a qualidade da fisiologista Maria João Valamatos, com um acompanhamento irrepreensível ao longo de todo o teste.

Quanto à prova, diferente das anteriores.
Eléctrodos - normal,
máscara - grande diferença, até me provocou alguma dificuldade na visão.
O protocolo seguido é levar até à exaustão, fazendo pausas mínimas para efectuar testes de lactato (picada na orelha), o que me provocou algum stress, para não me «espalhar ao comprido» na passadeira...

O resultado, saberei dentro de dias, com explicação dada pelo próprio Professor Gomes Pereira, mas fica uma grande satisfação pela escolha do local (vou aproveitar para efectuar o resto do check-up por lá).
Recomendo vivamente!
E agora fiquem com um exemplo bem mais elaborado...

2 comentários:

  1. Muito interessante. Obrigado pelo partilha....deixa lá pesquisar se aqui pelo Porto tb fazem essas coisas giras.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. No Porto, sei que se faz na faculdade. Têm aí um grupo de estudos, que inclusivé vai acompanhando o Carlos Sá, entre outros...

    Abraço

    ResponderEliminar